Para adolescentes e jovens adultos
Orientação para escolha de carreira:
➔ Acompanhamento de três meses envolvendo
➔ Autoconhecimento (habilidades e competências)
➔ Avaliação dos cursos x interesse do jovem
➔ Análise comportamental (Disc)
➔ Direcionamento quanto ao mercado profissional,
➔ Preparação para provas e entrevistas (processos seletivos para faculdades e universidades)
➔ Apoio parental
Vocação é uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva e que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. É uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho.” *
Surgiu aproximadamente na década de 1930 com Frank Parsons que foi um pioneiro da orientação vocacional. A origem do teste vocacional vem de um ramo da Psicologia importantíssimo, conhecido como Avaliação Psicológica. A partir dele, é feito um apanhado das aptidões reveladas pela pessoa e, então, sugerido o caminho profissional mais adequado. Mas eu pergunto, e depois????
Isso sozinho na minha opinião, não basta para determinar o caminho profissional. Aqui alguns pontos a serem considerados para explicar o que penso:
As profissões se multiplicaram de forma quase exponencial com a chegada de tecnologia.
Os adolescentes na maioria das vezes desconhecem aquela profissão e quais caminhos podem ser criados a partir dela. Principalmente hoje em dia, com uma tendência cada vez maior no cruzamento de habilidades para determinadas posições não óbvias.
Crenças que habitam as histórias ouvidas e pouco vividas de um adolescente. Na profissão X não se ganha dinheiro rápido, o curso Y demora muito para acabar, meu pai disse…, minha mãe falou…meu amigo não gostou…, estudar fora do país é muito melhor!
Influências de profissões que são transgeracionais, estão na família a muitas gerações, e muitas vezes o adolescente se sente compelido a continuar por este caminho, dando continuidade ao legado. Nada de mal, quando se quer, mas as vezes não é o caso. O contrário também acontece, o adolescente tem medo de aceitar a ideia e dar continuidade porque acha que está escolhendo pela influência de forma negativa.
Então, escolher um teste vocacional ou o processo de coaching vocacional? Qual é a diferença?
Existe um ser humano olhando para outro ser humano, que está além do papel, das respostas e que vai perceber o medo, a angústia, o sonho que esse indivíduo quer realizar algum dia. Vamos olhar os cursos e as faculdades com lupa.
O coaching é um processo que constrói o lugar verdadeiro de dentro prá fora. Como todo processo tem fases e data de início e término.
Se vc se interessou em conhecer melhor, marque uma conversa comigo.
*INTERNET (www.significados.com.br)