Cultura Familiar

Que tipo de organização é a família? Há poucos dias fiz uma palestra onde falávamos sobre valores culturais de uma certa Organização. Isso me fez lembrar o que é a família, se não uma organização com códigos próprios. Onde os valores são passados de geração em geração, onde a clareza sobre a visão e a missão precisam ser disseminadas entre todos os integrantes.
Assim nos colocamos a disposição desta cultura familiar, entendendo sua forma orgânica de atuar naquela sociedade.
Nos organizamos com papéis definidos, embora as vezes, não tão claros como gostaríamos.
Dependemos de processos, cobramos atitudes, resultado e até podemos falar em engajamento!
– Nossa! Como as “organizações” são parecidas!
Quando um novo membro entra para esta organização, ele traz em seu DNA a mudança. E de cara, já implementa um novo jeito de funcionar. Seja um bebê, um genro, uma nora, um cunhado, um afilhado, a nova esposa do seu ex-marido ou do seu pai e assim por diante. Todos se incomodam quando são tirados da zona de conforto.
Quando uma organização muda de fase, foi comprada por outra, passou por processo de falência ou mesmo uma auditoria por exemplo, todos são obrigados a se reavaliarem na sua forma de agir. Rever processos e atitudes. Uns demoram mais, outros menos. Aceitam as novas regras ou resistem, com muita insatisfação. Regras antigas e regras novas, tradição x inovação (esse tema é para outro dia) e assim por diante….
Te convido a fazer um teste sobre valores na sua família.
Liste 20 valores fundamentais. Peça para que seu marido, mãe ou filho, enfim aqueles mais próximos da sua convivência, também façam a lista deles. Em seguida dos 20, filtre 15 valores, depois 10, e por fim fique com 5 valores fundamentais da sua organização familiar
Conheça ou revalide quais valores você não abre mão. Cruze sua lista com a dos seus familiares. E veja, se dá match!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Rolar para cima